sábado, 31 de outubro de 2009

PROJETOS

          A escola Francisco Nunes desenvolve vários Projetos tais como: Projeto Guará, Reciclar Para Não Poluir, Férias na Escola, Práticas Esportivas "uma perspectiva de interação sócio-educativa", Festival do Brinquedo, Horta como Processo Educativo, Trote Cultural "Rito de Passagem", Resgatando a História da Escola Francisco Nunes, Reciclagem de Papel, Projeto Xadrez na Escola, Projeto Escola de Portas Abertas e Intercâmbio Sócio-Pedagógico e Cultural entre as Escolas Públicas Estaduais;

* PROJETO GUARÁ "UMA BUSCA PELA CONSCIENCIA ECOLÓGICA" 


                  O Projeto Guará, foi idealizado pela Profª e Bióloga Andréa Farias que faz parte do corpo docente da Escola Francisco Nunes. Desde 2007, implementou atividades voltadas ao trabalho educacional com a preservação de várias praias e ecossistema Manguezal ao qual o municipio de São João de Pirabas está inserido.


                  OBJETIVOS: o Projeto Guará tem por objetivo levar estudantes do Ensino Médio a conhecer as principais características desse ecossistema, sua biodiversidade, adaptações, importância sócio-econômica e principais impactos ambientais, despertando nos educandos a consciência de preservação de um dos principais ecossistemas do planeta Terra.





A IMPORTÂNCIA DO MANGUEZAL
               O manguezal é um ambiente de transição formado pelo encontro das águas dos rios com as do oceano. Conhecido como "berçario" da vida no mar, nesse ecossistema, uma série de organisnos se desenvolvem, devido à grande disponibilidade de nutrientes minerais e da matéria orgânica, o mangue fornece alimento para peixes e crustáceos.


AÇÕES DO PROJETO GUARÁ
              Há décadas o manguezal vem sendo degradado pelo homem, através de impactos ambientais causados pela ocupação desordenada e poluição incontrolada. E diante dessa situação preocupante, a comunidade estudantil realiza seminários, cursos e paletras internas e externas, atividades culturais e de educação ambiental, limpeza do mangue, blitz ecológica, distribuição de panfletos, sacos de lixo, visita as praias e alguns bairros no município de São João de pirabas.



S.O.S MANGUEZAL 
               A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causadoa extinção de centenas de espécies da fauna brasileira. De acordo com a nova lista do Ibama, lançada no dia 22 de maio de 2003, existem cerca de 400 espécies em vias de extinguir-se e 8 já extintas. 

COMO AJUDAR?
                Medidas simples podem salvar vidas:
* Plante árvores;
* Desligue aparelhos eletrônicos;
* Jogue seu lixo em local apropriado;
* Recicle mais, polua menos;
* Não caçar animais silvestres;
* Não pescar ou pegar animais em período de reprodução ou desova;
* Não despejar dejetos, esgoto, restos de peixes ou outros animais nas águas;
* Não desmate;
* Não faça queimadas.


                Essas são medidas que juntas podem garantir a existência de seu alimento e sobrevivência no futuro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário